ajuda a crianças com RETINOBLASTOMA


CAMPÍMETRO

18-07-2011 16:26

 

 

O Campímetro (Mapeador do Campo Visual Computadorizado) é um aparelho que se destina a identificar e delimitar o campo de visão de uma pessoa. Ele identifica o conjunto de pontos no espaço percebido pelo olho.

            O Campímetro pode medir a amplitude da visão periférica detectando glaucomas em fase inicial, bem como a redução progressiva da amplitude demonstra defeitos ocasionados por doenças neurológicas como acidente vascular cerebral e tumores.

 CAMPIMETRIA

           Neste exame é possível captar a sensibilidade das áreas visuais de cada olho através de um gráfico.

           Com a Campimetria desenha-se o mapa da ilha de visão do paciente, avaliando os defeitos do campo visual e escotomas (áreas sem visão) causados por algumas patologias.

           A redução periférica, central ou ambas, induzirá a uma falha ou alteração no gráfico.

           É um exame que incorpora os avanços tecnológicos em oftalmologia fornecendo alta confiabilidade. É indicado nos casos de Endocrinopatias, Maculopatias, Neuropatias e é essencial no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com Glaucoma (diagnóstico precoce e acompanhamento da doença) e de tumores, como por exemplo, o RETINOBLASTOMA.

          As principais vantagens da Campimetria computadorizada são: monitorização constante da fixação; capacidade de reteste automático de pontos anormais.

 CIRURGIA

          Quando o oncocirurgião extrai um tumor é de fundamental importância que seja feito o mapeamento tridimensional do campo visual, para que no procedimento de extração tumoral, preserve-se o máximo possível do campo visual, o qual, pode muitas vezes estar localizado muito próximo da região tumoral.

          O Mapeador de Campo Visual pode ser usado também em conjunto com o Ecógrafo e o Retinógrafo (que também já foram doados pelo Projeto Menina dos Olhos), ampliando os recursos do oncocirurgião e reduzindo danos secundários ao procedimento cirúrgico.

 PREVENÇÃO

         A preservação total ou parcial da região do campo visual implica também na preservação da visão residual ou Visão útil, que é a visão capaz de identificar diferença de luminosidade, de algumas cores e delineamento de formas.

 LÂMPADA DE FENDA

         O Mapeador do Campo Visual pode ser acoplado à Lâmpada de Fenda (Instrumento que já foi doado pelo Projeto Menina dos Olhos) para possibilitar o registro fotográfico durante o procedimento cirúrgico e também para acompanhamento do desenvolvimento ou estadiamento da patologia tumoral. Isto possibilita ao oncocirurgião uma ação pontual na retirada do tumor, diminuindo os riscos de agressão ao campo visual, garantindo que o paciente submetido à cirurgia conserve a visão útil, acelerando sua adaptação à sua nova condição de não vidente, porem, sem o estigma da cegueira total. 

—————

Voltar